1. O que é Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O evento Hackathon Virtual é a adaptação do modelo tradicional e será um evento de geração de ideias e soluções. O tema para a geração de ideias será a “Cultura - novos olhares e soluções”. Para tanto, o evento é composto por etapas que necessitam da participação de uma equipe heterogênea para uma evolução mais coerente com a proposta.

O Hackathon Virtual é uma realização do Sesc – Serviço Social do Comércio de Taquara em parceria com o Coletivo Pró-Cidadania, com apoio da Faccat. O comitê de organização do evento é composto por representantes das três instituições

2. Objetivo

O Hackathon Virtual será uma maratona de desenvolvimento de ideias com o objetivo de pensar em soluções para a área cultura no novo cenário, buscando criar soluções viáveis, inovadoras, escaláveis e sustentáveis.

3. Desafios

Norteado pelo eixo da cultura (artes cênicas, literatura, música, audiovisual e artes visuais), o desafio é encontrar solução para minimizar os efeitos da pandemia e identificar novos modelos de negócio para o cenário artístico e cultural.

4. Data, Local e Infraestrutura

O evento acontecerá nos dias 07 e 14 de novembro de 2020, das 14h às 17h, na plataforma Zoom, cujo link será passado aos inscritos, em até um dia de antecedência.

5. Inscrição

As inscrições poderão ser realizadas até 05/11, no formulário online da URL http://coletivoprocidadania.org/index.php/hackathon/

Poderão efetuar inscrição, pessoas físicas, com idade igual ou superior a 15 (quinze) anos, de forma individual. As inscrições são gratuitas e destinam-se a de todas as áreas de atuação.

6. Vagas

Serão disponibilizadas 60 vagas, as quais serão preenchidas por ordem de inscrição.

7. Organização

Os inscritos serão divididos em equipes de no máximo 08 integrantes cada, sendo agrupados aleatoriamente. O comitê técnico composto por profissionais do SESC/RS fará a alocação dos inscritos nas equipes.

8. Programação

1º Dia: 07/11/2020

Boas-vindas e apresentação do evento

Formação de Equipes

Imersão e Análise

Jornada de Ideação

Encerramento


2º Dia: 14/11/2020

Prototipagem do Conceito

Apresentação das soluções (cada equipe terá 4 minutos)

Divulgação da equipe vencedora

Encerramento

9. Mentoria

Durante o evento, as equipes terão mentoria, realizada por integrantes da organização do evento.

10. Avaliação das Soluções Propostas

As soluções serão avaliadas conforme critérios pré-estabelecidos, pelo Comitê Técnico do Evento, conforme descrito abaixo:

  • Viabilidade: a solução apresentada é tecnicamente e financeiramente possível de implementação?
  • Escalabilidade: a solução possui grau de abrangência significativo, podendo ser replicado?
  • Inovação: trata-se de uma ideia que traz alteração, aperfeiçoamento, disrupção para o fazer cultural?
  • Sustentabilidade: a solução agrega valor às partes interessadas impactadas?
11. Reconhecimento

A equipe vencedora do desafio, receberá a título de premiação, Mentoria com Professores da Faccat, sendo dividida em 4 módulos de 2h cada, nas áreas de, Design, Marketing, Gestão e Tecnologia.

12. Termo de Aceite
  • Uso de imagem: Os participantes autorizam que a organização faça uso de suas imagens e/ou seus nomes em qualquer publicidade, aviso ou comunicação que for realizada em qualquer meio escrito ou audiovisual (site do evento, releases de imprensa, entre outros).
  • Sigilo e confidencialidade: Todos os participantes se obrigam a manter sigilo e confidencialidade com relação a qualquer informação recebida proveniente da participação no evento.
  • Propriedade intelectual: Os participantes concordam que as soluções propostas poderão ser usadas por qualquer pessoa, livre de toda carga ou limitação, de todos os direitos de propriedade intelectual sobre os projetos apresentados.
  • Conduta: Os participantes deverão respeitar as normas e regulamentos aplicados pelo SESC/RS. Serão vedadas discussões de ordem política e/ou ideológica durante o evento.
  • Comparecimento: O não comparecimento a alguma das etapas online poderá implicar, a critério da comissão organizadora, a eliminação dos participantes.
  • Alterações: A Comissão organizadora poderá, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, alterar as regras deste Regulamento, mediante comunicação no site oficial de inscrições.
11. Contato

Dúvidas e esclarecimentos sobre o evento deverão ser remetidas para os seguintes canais de contato:

E-mail: hackaton.sesc@gmail.com

Telegram: https://t.me/joinchat/OikH31VgVT8IYRVL5jeFUA